agosto 19, 2020 6 translation missing: pt-BR.blogs.article.read_time 0 Comentários

Para o dia mundial da fotografia, preparamos uma entrevista com o paulistano William Gonçalves, mais conhecido com Willkhalifaman, que é um dos maiores (se não o maior) colecionador de produtos Diamond no Brasil, se destaca por sua criatividade com fotografia de rua e chegou a conquistar admiração e amizade de quem ele sempre admirou, o próprio Nicky Diamonds,, fundador da Diamond Supply Co.

 

Onde nasceu e onde vive hoje em dia?

Vamos lá! (Risos) Sou de São Paulo capital zona sul, nascido e criado na zona sul de São Paulo. 

Como começou sua paixão por sneakers e streetwear?

Com 18 anos comecei a trabalhar em um shopping aqui na zona sul de São Paulo, fiquei dois anos por lá. Logo na sequência fui trabalhar na Galeria do Rock, lá fiquei uns dez anos. Por lá vi muita coisa indo, saindo, entrando, lançando... Daí que veio essa paixão por isso tudo. 

Conhecemos você ao descobrirmos que é um grande admirador e colecionador da Diamond Supply Co. Como conheceu a marca e o que levou a crescer essa admiração e consequentemente a quantidade de itens em sua coleção?

Conheci a marca no ano 2000, mas nunca tive acesso a ela aqui no Brasil. Nessa época era bem difícil, só via em vídeos de skate... Aí finalmente quando eu fui trabalhar na Galeria, fui na Sigilo Skate Shop na época e acabei encontrando um boné lá na hora, acabei comprando! Já admirava o Nicky pelo corre que ele fez para fazer a marca acontecer. 

Sobre suas peças da marca, lembra qual seu primeiro produto?

Meu primeiro produto foi um boné com o logo tradicional e uma camiseta do Cristo Redentor escrito “Por Vida”.

Tem ideia de quantos itens sua coleção contém?

Bom, eu perdi as contas de quantos produtos, mas tenho bastante mesmo... Só de camisetas chego a ter mais de 200 já.

Itens da coleção – Foto: Willkhalifaman

Qual a mais rara?

A mais foda que tenho até hoje é uma que tem a cantora Sade estampada. Para mim é a mais importante da coleção, por ela ser o motivo da marca ter o nome Diamond. Foi a mais difícil de conseguir também por ser uma das primeiras camisetas a ser estampadas com fotos. Consegui achar uma usada em uma publicação no Facebook em 2017. 

Moletom Diamond Supply Co. Sade Deuces - Foto: Willkhalifaman 

Há alguma que gostaria de ter e não conseguiu? Qual?

A que eu não tenho até hoje é com a Wiz Khalifa, a primeira (ele já fez duas coleções com a marca). Essa eu tenho muita vontade de ter.

Seu vulgo Willkhalifaman veio por ser fã do Wiz Khalifa, certo? Ele é um artista próximo da marca e já fez colaborações. Como foi conhecê-lo?

Sim. Sou muito fã, tenho ele tatuado na mão. Fui em todos os shows dele aqui no Brasil, tenho uma blusa que ele mesmo me deu quando fui no Lollapalooza, fiquei muito feliz quando recebi o presente! 

 

Wiz Khalifa e Willkhalifaman – Belo Horizonte – Janeiro de 2019

Verdade que tem até tattoos da Diamond? O que elas significam pra você?

Tenho sim. (Risos) Tenho um “D” (na fonte OG Script) no rosto que é do nome do meu filho Davi, uma no peito das primeiras camisetas da marca e tenho a assinatura do Nicky Diamonds no braço esquerdo.

 

Tatuagem letra “D” com fonte OG Script em homenagem ao seu filho Davi

Quando e como foi seu primeiro contato com fotografia?

Foi no fim de 2014, mas que comecei mesmo foi em 2015. 

De onde vem ou como busca inspiração e referências para fazer seus clicks?

Eu sempre fui da rua, né não?! Não tem lugar melhor para isso escutando um bom som e ir para rua fotografar.

Liberdade, São Paulo - Foto: Willkhalifaman

Quais são os fotógrafos antigos e atuais que mais se inspira?

Tem alguns aqui que sempre estou acompanhado: Alexandre Urch @aurch, Erick Hercules @erickhercules e Justin James Agoncillo @justnjames_.

O que te motiva a sair pelas ruas atrás de uma nova oportunidade de registro?

A rua já é uma motivação diária para mim, sempre quando saio para fotografar, acho algo novo. Muito foda isso!

Farol Santander, São Paulo - Foto: Willkhalifaman

O que acha que é característico em sua personalidade artística e em em seus registros?

Tenho um amor enorme por reflexos, acho que isso me faz ter uma característica sobre isso.

Praça Franklin Roosevelt, São Paulo – Foto: Willkhalifaman

Sabemos que usa mais o celular do que uma câmera convencional para trabalhar. Quais equipamentos usa hoje em dia? Para qual ocasião usa cada um desses?

Eu comecei a fotografar com celular, hoje em dia uso uma Canon também. Para outros trabalhos eu uso ela, no dia a dia uso o celular.

Sobre a fotografia de sua autoria que mais gosta, qual é? Qual a história dela?

Eu curto muito drone, tive um problema com o meu, caiu na Amazônia... Mas seguimos, né?! (Risos) Tem uma que foi feita com ele numa manifestação contra o Bolsonaro, foi uma das fotos mais foda que já fiz na minha opinião. A mais importante por ser um ato histórico.

Manifestação conta o Bolsonaro - Largo da Batata, São Paulo – Outubro de 2018 - Foto: Willkhalifaman

Fale sobre as portas que seu trabalho já lhe abriram e como vem conquistando seu espaço. (Lugares e artistas que conheceu trabalhando, oportunidades que vieram através disso...)

Conheci muita gente através dela, tipo o fotógrafo do Eminem, conheci o próprio Wiz Khalifa, Chi Modu, o fotógrafo que fazia fotos do Notorious BIG e do 2Pac, o próprio Nicky Diamond e por aí vai...

A rua é seu cenário, onde se expressa e de onde vem seu estilo de vida. Como sentiu no início e como tem sido nos recentes dias o impacto da pandemia e quarentena?

Pô, de fato é verdade, rua é foda. Fiquei um bom tempo em casa, mas teve uma hora que não aguentei e tinha que ir para rua fotografar, não teve jeito. Me deparei com ruas desertas, igual uma vez que fui na 25 de Março às 14:00 em um dia de pagamento e estava um deserto... Fiquei em choque com isso.

Seu trabalho com fotografia e seu apreço pela Diamond o fizeram conhecer o criador da marca, Nicky Diamonds e ter contato próximo com ele. Sabemos que o admira muito, como surgiu o contato e como aconteceu de se conhecerem pessoalmente?

Nossa! Eu trabalhava na Galeria do Rock essa época, 2015 estava tendo aquela feira que nosso Felipão fazia (Urb Trade Show). Só sei que não podia ir porque só tinha eu na loja, fiquei chateado, queria tirar uma foto com o Nicky. Lembro como se fosse hoje, estava na porta da loja destruído... Do nada eu vi ele vir na minha direção entrando na loja, eu olhei para ele, ele manda: “Olá, vim te conhecer pessoalmente!” Fiquei em choque, foi muito louco, lembro que ele falou para mim: “Você é diamond life!”.

Da esquerda para direita: Shafik Kadi (global manager da Diamond Supply Co), Willkhalifaman e Nicky Diamonds (criador e CEO da Diamond Supply Co)

Conseguiu unir suas paixões num projeto: criar uma coleção colaborativa com a Diamond com sua assinatura e suas fotografias. Nos conte como isso aconteceu e sobre seu processo criativo.

Foi incrível! Mandei a proposta para o Nicky e ele aceitou na hora. Entrei em contato com o Felipão e foi muito incrível. Demorei um tempo para acertar a foto, mas consegui

 

Uma das fotos das estampas da coleção colaborativa ente Diamond e Willkhalifaman

Muito ansioso pro lançamento de sua collab?

Sim, muito! Esperando por isso! Quero ver o resultado, como as pessoas vão reagir com isso, imaginando ver alguém usando nas ruas...

Quais são seus planos futuros? Há algo que ainda queira conquistar, alcançar ou construir?

Quero sim. Quero sair do Brasil, dar uma condição melhor para minha família também e trabalhar só com fotografia, que aqui não Brasil é quase impossível. (Risos)

Deixe uma mensagem para aqueles que querem desenvolver o que gostam e viver de seu sonho!

Bom, acreditem nos seus sonhos nos seus objetivos. Seja você mesmo a sua motivação. Realmente isso dá muito certo.

 


inscreva-se